Segundo a Defesa Civil, o vazamento não traz dano ambiental. Acidente foi no pátio da Norte-Sul, próximo a um distrito de Porto Nacional.
Um total de 80 mil litros de gasolina vazaram de um vagão, na Ferrovia Norte-Sul, na noite desta terça-feira (8). Uma locomotiva puxava 23 vagões carregados com o combustível. Segundo o capitão Diógenes Madeira, da Defesa Civil do Tocantins, ao chegar ao pátio da ferrovia em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, a 66 km de Palmas, uma válvula que segurava a gasolina rompeu. Parte da gasolina vazou e outra parte foi colocada em um caminhão.
"Ao chegar ao pátio, eles foram dar ré na locomotiva, o segundo vagão descarrilou, uma válvula de contenção rompeu e então houve o vazamento da gasolina", explicou o capitão da Defesa Civil. Conforme explicou Madeira, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e ajudaram, juntamente com os funcionários da empresa que administra o pátio, a fechar a válvula.
A outra parte do combustível foi colocada em caminhões-tanque. Segundo Madeira, não houve dano ambiental. "No pátio de manobra existe uma vala de concreto para fazer a contenção do combustível. Há também uma segunda vala que não deixa o produto ir para o meio ambiente. Além disso, a área não é habitada, o combustível não chegou a rodovia e nem vazou para nenhum curso de água".
A empresa que administra o pátio não quis se pronunciar sobre o assunto e não disse se o acidente pode comprometer o abastecimento de combustíveis em Palmas e região, mas uma perícia vai ser feita para apurar as causas do acidente. O vagão continua no local para que o conserto da válvula seja realizado. Cada vagão tem a capacidade de carregar cerca de 120 mil litros.
Fonte: G1 Tocantins
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/07/vagao-descarrila-e-80-mil-litros-de-gasolina-vazam-em-ferrovia-no.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário